É impossível descrever Guarujá sem mencionar a beleza de suas praias que encantam a todos que as visitam. A imaginação sempre nos leva a identificar um réptil na ilha, que nasceu para ser um templo do sol. Mas a verdade é que o processo iniciado há cinco milênios por intermédio do qual o mar, em seu movimento incessante, uniu várias ilhas da região, transformando a cobra e filhotes em um imenso Dragão Alado, que resultam nas mais lindas praias de Guarujá. Cada praia tem suas peculiaridades, que agrada a todos os gostos.

As selvagens são acessadas por trilhas ou barcos (Éden, do Góes, Branca, Preta, Armação das Baleias, Fortaleza da Barra Grande, Cheira Limão, Saco do Major, Camburi, Congava e Bueno) e frequentadas pelos banhistas mais aventureiros.

As urbanizadas, indicadas para toda a família, têm alimentação, banheiros e, em algumas, pode-se até alugar jet-skis e banana-boat (Guaiúba, Astúrias, Santa Cruz dos Navegantes, Perequê, Mar Casado, São Pedro e Iporanga).

Há também praias ideais para prática de surf, com ondas de até 3 metros de altura (Pitangueiras, Enseada, Pernambuco e Tombo).
Praia do Congava
Pequena praia localizada no extremo Oeste da Ilha de Santo Amaro, com 300 m de extensão. Local de águas calmas e claras, parada obrigatória para um mergulho. Acesso por trilha através da Praia do Góes ou por barco.
Praia de Santa Cruz dos Navegantes
Até pouco tempo era desconhecida até mesmo dos moradores da cidade. Com a abertura da estrada, o turista acabou conhecendo um lado bem rústico de Guarujá. A vila é de população carente, mas o segredo está no baluarte da Costa da Mata Atlântica, que é a Fortaleza da Barra Grande (1584), construída pelos espanhóis para evitar ataques de piratas. Tem 750 m e seu acesso é feito por barcos que partem da Ponte dos Práticos (Santos) ou pela Estrada de Santa Cruz dos Navegantes. (FOTOS)
Praia do Góes
Com 250 m de extensão, é formada por uma colônia de pescadores. Trata-se de uma pequena praia de águas calmas. O acesso é feito por embarcação que sai da Ponte dos Práticos (Santos) ou por trilha a partir da Praia de Santa Cruz dos Navegantes. (FOTOS)
Praia Saco do Major
Deserta, de ondas fortes e cercada de morros com vegetação de Mata Atlântica, seu acesso se dá por uma trilha que se inicia no bairro Santa Cruz dos Navegantes. Seus 400 m de extensão são uns dos mais distantes da cidade. (FOTOS)
Praia do Guaíuba
São720 metros de praia, águas calmas, possui uma rica vegetação. Durante muito tempo foi o paraíso dos turistas de finais de semana por ter sido uma das últimas praias a ter sua bela natureza alterada. Possui águas calmas, boas para pesca, mergulho e excelente para banho de crianças e adultos. (FOTOS)
Praia do Monduba (Forte dos Andradas)
Praia de areias finas e brancas e águas em permanente tom de esmeralda, tem 400 m de extensão. Onde anteriormente era um sítio, o engenheiro João Monteiro de Barros projetou o Forte dos Andradas. Somente é permitida a visitação de turistas com autorização do Exército (Área Militar). Atração principal, aos sábados e domingos é permitido a visitação de turistas, apenas para realização de passeio ecológico. (FOTOS)
Praia do Tombo
Com 856 m de extensão, possui mar bastante agitado, o que provoca tombos inesperados. Também é internacionalmente conhecida por sediar os mais importantes campeonatos de surf. Segundo alguns moradores, o mar se revoltou porque os escravos eram aprisionados nas grutas existentes nas encostas do morro e depois eram lançados ao mar. (FOTOS)
Praia das Astúrias
Praia com cerca de 1000 metros de areias brancas e boa para banho. Na Ponta das Galhetas pode se admirar as Praias das Pitangueiras e Enseada e também praticar a pesca esportiva. (FOTOS)
Praia das Pitangueiras
Com 1.800 m de extensão, é a praia central de Guarujá. Abriga luxuosos apartamentos e conta com a maior concentração de turistas em razão de seu comércio. Ganhou este nome devido ao grande número de pés de pitangas que ali existiam. É em Pitangueiras que podemos encontrar o único documento vivo da nossa história: a Maria Fumaça, que no início do século fazia o trajeto Guarujá - Vicente de Carvalho, trazendo os turistas vindos de São Paulo. (FOTOS)
Praia da Enseada
É a mais extensa da cidade com 7 km de areia. Logo no seu início destaca-se o Morro da Campina, mais conhecido como Morro do Maluf, de onde se tem uma visão privilegiada, e no final pela Península. É muito frequentada por banhistas e adeptos de esportes (pode-se alugar jet-ski). À noite é procurada por turistas devido aos restaurantes e bares agitados. Durante a temporada, a praia torna-se o point de eventos, com arenas de campeonatos esportivos. (FOTOS)
Praia do Éden ou Sorocotuba
Possui 100 m de extensão. Ainda sem grande afluência de banhistas, fica após o Morro de Sorocotuba, entre Enseada e Pernambuco. O acesso ao morro pode ser feito de carro, mas é necessário descer uma trilha para chegar à praia. (FOTOS)
Praia de Pernambuco e Mar Casado
São 1.800 metros de areias brancas e águas límpidas. Localiza-se a leste da Ilha de Guarujá. Uma das praias mais sofisticadas com residências assinadas por famosos arquitetos. (FOTOS)
Praia do Perequê
Conhecida como reduto pesqueiro, tem os mais variados restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. Nessa praia o turista pode ver a puxada de rede e logo após saborear um delicioso camarão e todos os tipos de frutos do mar, pescados na hora. Acolhedora e muito popular, abriga o caiçara autêntico de nosso litoral. Para se chegar a praia, basta seguir pela Estrada Guarujá-Bertioga. (FOTOS)
Praia de São Pedro
Extensa e com muitas ondas, fica a 4 km da Estrada Guarujá - Bertioga, com muita vegetação da Mata Atlântica e 1.290 m de extensão. Seu acesso é difícil por ser localizada dentro de condomínio fechado. Mas tem entrada limitada. (FOTOS)
Praia das Conchas ou do PC Pequena

Praia com 150 m de extensão, fica dentro do loteamento Iporanga. Situa-se 4 km distante da Estrada Guarujá - Bertioga.

Praia do Iporanga
Praia de 700 metros de areias brancas, fica a 25 km do centro da cidade. Circundada por matas, possui a mais bela cachoeira da região que conserva muito do seu primitivismo, formando uma piscina natural de água doce. Seu acesso é restrito por estar localizada em um condomínio fechado. possui a mais bela cachoeira da região formando uma piscina de água doce. Localizada a 25km da cidade têm acesso por barcos, ou pela Estrada Guarujá-Bertioga Km 18,5.
Praia do Pinheiro
Praia curta de areia batida e de ondas moderadas. Tem 700 m de extensão e seu acesso é pela Praia do Iporanga.
Praia do Camburí
Bastante isolada, rústica e com muita vegetação nativa de Mata Atlântica, tem 400 m de extensão e seu acesso é por mar ou trilha, partindo da Praia Preta. (FOTOS)
Praia Preta
Pequena praia com 200 m de extensão, acesso difícil pela costeira rochosa feita a partir da Praia Branca e cercada de morros com densa vegetação de Mata Atlântica. É uma das mais desertas da ilha.
Prainha Branca
Localizada ao lado da travessia de Ferry Boat para o município de Bertioga, o acesso é feito por meio de uma trilha na mata ou por barcos. Seus 1.350 m de extensão mostram ondas fortes no lado esquerdo e mar calmo no lado direito proporcionado por uma ilha muito próxima que pode ser alcançada a pé. (FOTOS)